Só falta você!

sábado, 27 de agosto de 2011

Generalizando



Já percebeu que estamos sempre generalizando as coisas? Como esta pergunta por exemplo! Ao me referir à nós(estamos sempre), pode ser que nem todo mundo está generalizando, ou que pelo menos não sempre.


Observe o quão errado é generalizar as coisas, é o mesmo que julgar sem ter conhecimento de algo. Como se isso já não bastasse, aumenta-se a níveis elevadíssimos que podem ir de um pequeno grupo até uma nação em segundos!


Isto significa que generalizar é incorreto por ser injusto! Até mesmo numa demonstração simples você pode perceber: Imagine que de um grupo de 10 pessoas, 9 delas gostam de futebol. Tudo bem até aí, pois não há nada de errado em gostar de futebol, mas acontece que nem todas pessoas pertencentes à este grupo gostam do referido esporte, afinal restou 1 pessoa que tem por preferência o basquete. Por mais que seja um índice alto de 90% não é tudo! É obvio o que vou afirmar, mas é necessário: 90% não é 100%!


Logo concluí-se que não podemos dizer que todas essas pessoas curtem o futebol, pois é uma MENTIRA, ou seja, uma GENERALIZAÇÃO!


Deve-se tomar cuidado ao falar das coisas, principalmente ao citar um número grande de pessoas, afinal quanto maior for esse contingente maior será a taxa de diferenciação.


Fica para nós mais uma dica de comportamento, sobretudo de CONSCIÊNCIA do que é falado e do que falamos.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não sou o "dono da verdade", portanto, estarei sempre disposto a ouvi-lo(a)...