Só falta você!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Por que Escrever?





Escrever é uma arte, que através dela é possível ensinar e aprender ao mesmo tempo. 

A escrita é uma forma muito eficiente de expor as ideias. Ainda melhor do que falar, ela pode ajudar a organizar nossa mente, que por sua vez, acabamos por descobrir mais sobre nós mesmos, ou seja, aprendemos conosco mesmo por estarmos remexendo com o conteúdo da nossa cabeça que está lá - todo misturado, e portanto fora de precisão.

Particularmente, dispenso todas as "vaidades" da escrita, não escrevo nada para ostentar algo, como enigmas formados através de mesclas de vocábulos eruditos e tal que acabam por distrair o leitor do real objetivo do texto, porém sem chegar também à palavreados procuro escrever de forma sincera da mesma forma que me expresso naturalmente para com as pessoas, tanto é que tudo que foi escrito até aqui é de experiência própria, eu organizo as minhas ideias escrevendo e com isso aprendo comigo mesmo, acho que ler é tão importante quanto escrever.

A outra vantagem consiste em ensinar as pessoas que leem, às vezes, a pessoa pode não ter determinada informação que contém no texto, é incrível praticamente em toda coisa que lemos existe algo que não sabíamos ou até mesmo que caiu em esquecimento e foi útil relembrar. Também é interessante que tomemos conhecimento de outras ideias, isto estimula o respeito aos outros e a criatividade.

A mensagem que gostaria de deixar é a de que pratique sua leitura assim como a sua escrita, você vai organizar suas ideias, procurar tomar conhecimento das coisas e isso só lhe trará benefícios. 

3 comentários:

  1. Oi Anselmo!

    O teu post diz tudo. Eu tenho um conflito em relação a minha escrita, sempre me cobro. Acho que peco na gramática pois tenho dificuldade de usar a pontuação, os acentos da forma correta e isso é algo que há seis anos não tinha devido a leitura, linha dois livros por semestre, na escola em que estudava tinhámos literatura e era bacana poder escrever sobre o livro que haviámos lido, criar textos e redações.
    Talvez esteja exagerando comigo mesmo. Tudo o que sei é que escrevendo consigo transpor tudo o que sinto, os meus sentimentos e pensamentos. Quando estou inspirado tenho como hábiro compor músicas.
    Então, o que vale ser enfatizado é que a leitura é um bom exercício, um dos melhores porque ajuda no enriquecimento do vocabulário e também no desenvolvimento de idéias.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anselmo,

    Concordo com você. Creio que a estruturação do raciocínio e a organização da mente sejam o maior ganho obtido com a arte de escrever. Sim, conforme você diz escrever é uma forma de aprendizado e ao mesmo tempo de ensinamento, pois possibilita compartilhar com alguém algo que já enxergamos, mas que outras pessoas ainda não perceberam. Afinal, pessoas podem ver o mundo de diferentes pontos de vista e é o compartilhamento deles que torna possível um melhor entendimento do que acontece ao nosso redor, não é mesmo? Parabéns por mais um ótimo post!

    OBS.:
    Só consegui postar o comentário selecionando “Anônimo” como perfil.

    Abraços,
    Guedes

    ResponderExcluir
  3. E aqui continuamos nós, blogueiros nos comentando ....

    Tudo muito bem colocado aí em cima. Inclusive o companheiro Ikki não escreve nada mal como acha.

    Escrevo pois gosto de compartilhar... (ai meu Deus, será que mostro mais um link???) ... sim... vou mostrar ... http://blogdohomerix.blogspot.com/2001/02/historia-do-homerix.html

    Aí está a razão do meu escrever!!!
    Grande abraço

    Homerix

    ResponderExcluir

Não sou o "dono da verdade", portanto, estarei sempre disposto a ouvi-lo(a)...