Só falta você!

sábado, 24 de setembro de 2011

A Colossal Filosofia


A filosofia é tão antiga que nasce junto com os seres humanos, para se ter noção do que estou falando, é que todos nós cedo ou tarde somos tomados por questões filosóficas, tais como de onde viemos? O que nós somos? Para onde vamos? Enfim, todas elas de cunho filosófico e que enche nossa cabeça de pontos de interrogação.

Portanto, a verdade é que todos nós somos um pouco filósofos, porém parece que à medida que crescemos em vez desenvolver nossa filosofia, fazemos com que decaia, vou tirar um trecho do livro "O Mundo de Sofia" do norueguês Jostein Gaarder, que define muito bem a filosofia através de uma parábola que diz mais ou menos o seguinte: O Deus  criador de todas as coisas que acreditamos é como um mágico que tira um coelho de sua cartola, e este coelho é o nosso mundo e nós ao nascermos ficamos na ponta do pelo deste coelho e que conforme vamos crescendo caímos sobre a pele do coelho, e os filósofos passam a vida escalando esses pelos afim de descobrir quem é que está por trás de todas as coisas.

A filosofia é simplesmente apaixonante, me dá até um pouco de receio falar dela aqui, visto que é uma responsabilidade muito grande, e por vezes que esqueço fatos dignos de importância, mas com boa intenção é claro, vou ousar falar brevemente acerca dela. Além de ser cheia de histórias e repleta de personagens extraordinários à começar por aquele que não foi o seu fundador, mas com certeza o seu personagem mais importante chamado: Sócrates.

A história da filosofia é medida com a existência de Sócrates, daí os termos pré-socráticos e pós-socráticos, Sócrates foi o primeiro filósofo nascido em Atenas, e é engraçado que apesar de ser considerado o maior gênio da filosofia ele jamais escreveu uma palavra, o que sabemos sobre Sócrates é o que Platão um dos seus principais discípulos escreveu na Apologia de Sócrates, que trata-se de um julgamento popular em que Sócrates é réu. Sócrates foi chamado a juízo por ter sido acusado, na verdade caluniado de corromper os jovens e de criar seus próprios deuses. Enfim, infelizmente aconteceu que Sócrates foi condenado à morte e se negou à entrar fuga, pois acreditava que não poderia viver em outro lugar sem praticar a filosofia. 

Não somente na Apologia de Sócrates escrita por Platão, existem outros diálogos escritos onde Sócrates é atração, gostaria de destacar que Sócrates foi o maior gênio da história da humanidade, nenhum filho da terra foi tão bom quanto, inclusive eu poderia usar este texto para somente falar sobre Sócrates, só lendo Sócrates que você vai perceber que tenho razão, mas por respeito aos outros grandes filósofos aqui finalizo com este singelo e muito breve comentário, pois o texto deve ser sobre a filosofia em geral.

Pois então, depois de Sócrates como já citado outro grande filósofo de destaque foi o seu discípulo Platão também ateniense que além de escrever sobre Sócrates fundou a primeira escola da história, a escola de filosofia, tornando Atenas o centro filosófico do mundo.

E discípulo de Platão foi Aristóteles que vinha na época de outra cidade-estado chamada Macedônia, da qual era também cidade de Alexandre O Grande, que por sua vez foi aluno de Aristóteles, enfim personagens importantes não faltam, entre os meu favoritos estão Immanuel Kant criador de várias obras, dentre elas uma que defendia a união dos países, considerando esta a única solução para o fim das guerras, e foi o que aconteceu cento e cinquenta anos depois com a criação da ONU. Existem muitos que só lendo para entender como Jean Jacques-Rousseau, Karl Marx, David Hume, Espinosa... Entre empiristas e racionalistas. São muitos.

O fato é que todos esses filósofos são um dos grandes responsáveis por moldar o mundo e transforma-lo no que ele é hoje.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não sou o "dono da verdade", portanto, estarei sempre disposto a ouvi-lo(a)...