Só falta você!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Evolução das Espécies





Este é um tema muito debatido, será verdade que evoluímos dos animais? Se formos acreditar nisto aquelas histórias bíblicas das quais temos conhecimento não passam de mentiras e parábolas.


Bem, minha posição diante dos fatos é em primeiro lugar neutra, deixe-me explicar - seguindo um dos princípios da filosofia que é a imparcialidade, procuro não pender para nenhum dos lados, sou capaz de aceitar ambas as conclusões.


A bíblia tem lá suas contradições, e foi escrita por homens, logo é falha, embora ela represente histórias divinas, sempre haverá a possibilidade de ter equívocos, parcialidade da parte de quem à escreveu, dizem que foram aproximadamente 38 homens que escreveram a bíblia ocidental, então quais são as garantias que temos de que os fatos sejam reais se é que são verdadeiros, e não se contorceram de acordo com o interesse de quem às escreveu? Não podemos afirmar por exemplo que as mesmas palavras que Jesus usou foram colocadas na bíblia.


Se me perguntares se eu acredito na bíblia ocidental - respondo-lhe que prefiro acreditar. Isto é, não é necessário que seja verdade as histórias da bíblia para crermos em Deus. Mas de qualquer modo aprovo a existência da bíblia, pois embora ela disponha de contradições e contorções dos seus escritores, ela é repleta de sabedoria, que tem por objetivo "controlar" de uma certa forma os anseios de todas as pessoas. 


Contudo, a evolução das espécies aconteceu para mim, pois é a história existente mais racional possível, existem evidências de bases científicas que provam não somente este passado remoto, mas o próprio presente pode falar por si, hoje biólogos estudam os avanços da natureza e concluem que os animais, plantas, insetos e etc. Evoluem de acordo com a necessidade de sobrevivência. E nós não fugimos à regra, somos animais também, a única diferença em relação aos demais é que raciocinamos, e temos de ser suficientemente racionais para aceitar que a história de Adão e Eva é uma parábola.


Não pense que sou ateu. Muito pelo contrário, minha vida é totalmente baseada na existência de Deus, antes de dormir todas as noites rezo à Deus para agradecer-lhe por mais um dia de vida e me levanto todos os dias pela motivação que Ele me passa para viver. 


Por fim, gostaria de completar declarando afins conclusivos que concordo com o livro de Gêneses que diz que Deus criou os céus e a terra... E além disto Ele que criou o homem a princípio como um peixe e deu à ele a oportunidade de desenvolver-se e nós conseguimos, ganhamos patas, que por sua vez nos tornou terrestres e que pouco à pouco nos tornamos bípedes e homo sapiens sapiens, ou seja, homem que sabe que sabe. E tudo isto deixou Deus orgulhoso de nós.

2 comentários:

  1. Salve! Salve! Anselmo.
    Confesso que não tenho o conhecimento necessário para comentar sobre tal assunto, mas acho há um propósito para tudo.
    Charles Darwin batia muito nesta tecla de que o ser humano evolui dos animais, porém se evoluimos dos animais como é que os outros não evoluem e não sofrem mutações.
    A história da Bíblia até concordo com você. Não tenho vergonha de dizer que quase me tornei Ateu devido aos problemas e as perdas que tive na vida.
    Contudo observando como tudo ia acontecendo na minha vida, entendi que aquilo que estava passando tinha o simples propósito de fazer com que amadurecesse e hoje sou daqueles que vai aos cultos no domingo e que reza de manhã agradecendo mais um dia e a noite pedindo a benção e perdão pelos erros que cometi.
    Mas voltando ao assunto, parece que revista "Superinteressante" deste mês tem uma reportagem abordando a religião e a ciência juntas, as duas caminhando lado à lado por incrivel que pareça. Deve ser bem interessante.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ikki!

    Charles Darwin não batia em tecla nenhuma. Ele era um estudioso muito talentoso, e que trabalhou a vida inteira no que era a princípio uma teoria, que posteriormente veio à ser comprovada através de suas evidências colhidas.

    Quando você se pergunta o porquê do que os outros animais não terem evoluído, o texto já lhe responde afirmando que evoluímos porque Deus permitiu ou quis isto, e os outros animais não evoluíram pela mesma razão de que os outros não evoluem. Não foi e não é fácil evoluir, evoluir significa sobreviver, e infelizmente nem todos conseguem.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Não sou o "dono da verdade", portanto, estarei sempre disposto a ouvi-lo(a)...