Só falta você!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Os Homens são Decepcionantes





Não existe uma pessoa que seja perfeita, até parece ser um pouco óbvio dizer isto, mas em verdade é que todas as pessoas sem exceção não chegam nem perto da perfeição. 


Ao expor esta ideia quero dizer que mesmo as melhores reputações de que tomamos conhecimento são manchadas por deslizes e erros. Pegando o próprio Karl Marx como exemplo além de excelente filósofo, ele também foi o fundador das ideias relativas à economia tais como o capitalismo que tanto criticava, mas que ele mesmo praticava ao viver uma vida ao estilo capitalista morando em belíssimas residências e colocando seus filhos nas escolas mais caras da Europa. Não obstante, ainda tinha Aristóteles que foi um dos maiores filósofos da história, que acreditava que a única utilidade das mulheres era a de reproduzir, enquanto o homem era o ativo nas coisas.


Em todo caso, há e sempre haverá erros em nós, estamos destinados à erros. Então não adianta a gente apostar todas as nossas fichas em outras pessoas, pois se o fizer acabaremos nos decepcionando muito no futuro.


Ninguém é digno de ser perfeito, sempre temos limitações, algo que fica à desejar. Ainda assim, há quem deposite uma confiança além da normal em terceiros e isto acarreta em ilusões, saibamos enxergar a nossa limita realidade. O maior de todos os gênios errou um dia e continuará errando.


Portanto, eu concluo que todos os homens são decepcionantes, afinal é o seu destino sê-lo. Desta história toda podemos tirar de lição que não é sensato que depositemos excesso de confiança em terceiros, pois assim como nós eles erraram, e isto pode ser comprovado pela história que demonstra claramente que seus personagens mais famosos apesar de serem grandes gênios eles erraram feito ignorantes. Todos os homens sem exceção de uma forma ou de outra nos decepciona, pouco ou muito, mas ainda nos decepciona.

Um comentário:

  1. Boa Tarde, Sr Anselmo!
    De fato sou obrigado a concordar com o senhor, já que não poucas vezes me decepcionei com a Espécie Humana e seus representantes, não obstante, alimento a ideia de que cada indivíduo, sem exceção, carrega inerente em si o potencial de ser melhor, rumo à perfeição!
    A cada um de nós cabe a responsabilidade do auto-aprimoramento, ao mesmo tempo que devemos despertar nos outros a mesma intenção!
    Que a Força esteja com todos!

    ResponderExcluir

Não sou o "dono da verdade", portanto, estarei sempre disposto a ouvi-lo(a)...