Só falta você!

sábado, 17 de setembro de 2011

Um Exemplo para o Mundo





Se formos analisar, será que existe algum exemplo bom de país para o mundo? Bem, considerando a premissa de que nada é totalmente perfeito não é um país que vai ser, mas ainda acredito que sim, existem bons exemplos para se seguir.


E um dos países que merece assumir este posto com certeza é o Japão. Basta citar aqui alguns exemplos de que este país é realmente incrível, como as bombas atômicas experimentadas pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial contra um alvo civil, mais especificamente nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. O Japão teve de enfrentar não só a perda da guerra, mas teve de reconstruir o seu país, e nisso eles são muito bons, de um país devastado pela guerra chegaram a assumir o posto de segunda maior economia do mundo, que só mudou recentemente caindo para a terceira colocação perdendo o seu posto para a ascendente China, que provavelmente ultrapassará em breve os Estados Unidos o primeiro colocado.


Lembrando de que as ilhas Japonesas, digamos que não se localizam em lugar tão abençoado, elas estão exatamente sobre uma rachadura das placas tectônicas, que por sua vez causam tantos terremotos e maremotos. Porém, os japoneses além de sobreviverem eles se adaptam à natureza deles, construindo prédios com molas para balançarem junto com os tremores, e isto é um belo exemplo de que eles não "param" para reclamar do que acontece no país até porque não adiantaria nada, mas eles sempre juntam forças para seguir em frente, procurando por soluções que é o que efetivamente vai ajudar.


O Japão é talvez o único país do mundo em que seus executivos cheios de grana choram ao ter de demitir funcionários por corte orçamentário, como vemos nas coletivas de imprensa. 


E claro, sem esquecer "eles" os políticos japoneses. A corrupção pode existir em qualquer lugar, sobretudo em seu ninho o capitalismo, então o infelizmente capitalista Japão provavelmente que têm seus corruptos, porém não é em uma escala muito menor do que em relação ao Brasil que é campeão do mundo em corrupção.


Hoje sem sombra de dúvida que o Japão é o país de mais tecnologia no mundo inteiro, e é claro que isto não caiu do céu, se eles tem os melhores carros do mundo eles se empenharam a fazer os melhores carros do mundo. Você acha que os japoneses não sabem que são uma referência? É claro que eles sabem que o mundo está de olho neles, então o japonês pensa da seguinte maneira: Opa! Vou me esforçar ao máximo aqui não só porque o mundo me observa, mas porque quero ser bom nisso. Quer dizer que eles assumem com total consciência a responsabilidade de serem os exemplos, as referências do mundo.


Então, mais do que nunca o Japão é um exemplo para o mundo e claro como disse antes: nada é perfeito! Então é possível encontrar moradores de rua em Tóquio, como também em outras cidades japonesas, pois não é um país perfeito, é tão capitalista como qualquer outro, o que por sua vez dá margem à estes tipos de coisas.


Logo no início eu havia dito que existem países, ou seja, mais do que um país, então além do Japão eu poderia acrescentar neste hall mais um asiático que é o Tibet. Para se ter uma ideia o Tibet é um país que mede seu PIB através da felicidade de seus habitantes, e isto é incrível, é como colocar a felicidade à frente do dinheiro, então só por isso o Tibet merece uma atenção especial.


Ah, sem esquecer também os chamados de "comunistas" como Cuba, China, Rússia e Coréia do Norte. Olha, para começar nenhum destes países são comunistas, aliás não existe nenhum país comunista no mundo. Eles na verdade são disfarçados de comunistas, e é exatamente o que querem os capitalistas, fazer uma imagem ruim do comunismo, como a ausência do direito à voto, os tiranos, enfim, isso tudo não é comunismo! 


O comunismo é simples, direitos igualitários à todos os trabalhadores. E claro que vem acompanhado de um ingrediente chamado democracia, porém a imprensa equivocadamente chama de comunista a Cuba por exemplo, mas só que lá não existe democracia, então não deve ser considerado um país comunista.


Então, cabe como exemplo de organização econômica para o mundo o socialismo ou comunismo que na prática são as mesmas coisas.


Termino esta crônica não tão breve, mas de um conteúdo legível. Espero que leiam até o fim.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não sou o "dono da verdade", portanto, estarei sempre disposto a ouvi-lo(a)...