Só falta você!

domingo, 2 de outubro de 2011

A Meritocracia





Assistimos a vários indivíduos sendo escolhidos, promovidos... É nisto que resulta a meritocracia, pessoas aptas que tem o seu devido reconhecimento conquistado através dos seus méritos.


Todas as pessoas possuem méritos, claro que outras mais outras menos, mas ainda assim possuem seus méritos, porém acontece que nem todas essas pessoas têm seus méritos reconhecidos, aliás o reconhecimento é uma coisa rara, dificilmente somos reconhecidos como deveríamos. Então, logo se conclui que não existe um ambiente meritocrático completo, pois para se formar uma meritocracia é necessário que se contemple todos os méritos, e isto como já sabemos não existe no mundo dos homens.


Às vezes parece que toda essa falta de reconhecimento numa tentativa de ser compensada, ela acaba sendo destinada a apenas um sujeito, que embora tenha seus méritos, não mereça tamanha homenagem. Este equívoco ocorre muito no momento de se escolher ídolos. Primeiro que ídolos não existem, é incorreto idolatrar criaturas, o único que realmente tem este mérito é Deus, pois ele é o criador, e nós não passamos de criaturas, é logicamente impossível que a criatura seja melhor do que o criador. Diante de tudo isto são facilmente formados grupos de heróis que não existem, talvez seja também pela carência que temos de heróis, pois é muito importante que heróis existam para nos servir de exemplo, mas não é preciso inventar heróis, eles são mais comuns do que se pensa, e um dos principais requisitos é a humildade. O verdadeiro herói não quer ser herói, eles só quer salvar.


O desejo de ser reconhecido vem com o ser humano a partir de seu nascimento, todos nós necessitamos ser reconhecidos para sermos completamente felizes, porém nem todos nós temos os nossos devidos reconhecimentos, ao contrário do que muita gente acha, reconhecimentos não são as banais apoteoses, estátuas, nomes de ruas ou avenidas, o reconhecimento ocorre quando uma pessoa que se acha melhor do que você desce do degrau imaginário em que ela está e assume que você é digno de seus méritos, e com isto passa a mudar seus métodos de vida para melhor, espelhando-se no seu exemplo. Não devemos nos importar com o reconhecimento humano, pois as pessoas são decepcionantes, saiba que o melhor e o maior reconhecimento que existe virá de Deus.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não sou o "dono da verdade", portanto, estarei sempre disposto a ouvi-lo(a)...