Só falta você!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

No Caminho Certo





É difícil se manter no caminho certo, nesta estrada tortuosa que é a vida. Sem dúvida que o trajeto correto é o maior desafio que podemos ter, pois uma vez que estivermos fora dele nosso destino será incerto.


A dificuldade inicial é a de encontrar este caminho, como saber se estamos ou não aonde nós deveríamos estar? Será que estamos fazendo as coisas que deveríamos fazer rumo ao melhor destino possível? Enfim, estas perguntas são com certeza difíceis de se solucionar, mas pouco a pouco e claro que com uma ajudinha divina, com certeza encontraremos o melhor caminho por nós mesmos.


O primeiro passo para isto é nos conhecermos, sim! "Conhece-te a ti mesmo", este era o lema do grandioso Sócrates, que mesmo sendo de suma importância ainda falta nas pessoas, ou seja, as pessoas mal conhecem a si mesmas, e isto é um fator que torna as coisas mais difíceis. Para se conhecer realmente você deve purificar-se, isto é, é necessário que você se interesse por você mesmo, ame a si mesmo, esqueça como as pessoas te vêem, livre-se dos rótulos que lhe colocam, e pense daqui para frente, como você será, isto irá condizer com o que você quer ser, ou seja, você descobrirá mais sobre seus gostos, seus objetivos, isto é muito importante! Trace metas não digo profissionais, mas as metas de sua vida.


Bom, tendo concluído o primeiro passo o resto é mais fácil. A partir do momento que você se conhece realmente, você já sabe o que quer fazer de sua vida. Prossiga aceitando as mudanças que porventura possam aparecer, pois se você quiser algo diferente você deve fazer algo diferente. Lembre-se que você está cumprindo um trajeto, então não é admissível parar no meio sem razão nenhuma, siga sempre em frente e apesar do obstáculos que surgirem passe por cima deles feito um papel, se encontrar um muro escale-o, esteja ciente de que existem armadilhas, mas em todo caso se cair em uma não reclame de quem a fez, ao invés disto cure os seus ferimentos e guarde como lição para não cair novamente. Seja humilde sempre! Isto é essencial para que você reconheça os seus erros, dentre eles pode estar um equívoco que desvia a sua trajetória correta. Não seja um cabeça dura! Esteja sempre disposto a entender. Não seja egoísta, saiba que você não conseguirá chegar a lugar nenhum sozinho. Também seja perspicaz, passe a observar as coisas com uma visão mais ampla, assim você poderá enxergar o horizonte de seu longo caminho.


Por fim, manter-se no caminho certo também é uma árdua tarefa, para facilitar isto faça as coisas certas, ou seja, repita os seus acertos e não repita os seus erros. 

Um comentário:

  1. Anselmo, gosto muito dos seus textos! São os textos mais completos e simples de entender que já li!

    ResponderExcluir

Não sou o "dono da verdade", portanto, estarei sempre disposto a ouvi-lo(a)...