Só falta você!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O Capitalismo





Venho mencionando ao longo de tantas crônicas de forma breve acerca dos regimes político-sociais tais como capitalismo, comunismo, enfim, considerando a importância do tema preparei uma série de textos que se seguem.


O capitalismo é um sistema sócio-econômico que teve como consequência o empobrecimento das classes trabalhadoras, predominando somente os detentores do capital, sendo estes em dinheiro, terras, imóveis, mercadorias e etc. Isto é, quando os detentores do capital passam a dominar a economia e a política local, configura-se o capitalismo.


O capitalismo é único sistema que é autodestrutivo, repleto de burocracias ele tem seu estopim na injustiça social, enquanto uns detém bilhões de dólares em uma conta bancária, quase um bilhão de pessoas morrem de fome no mundo. Não obstante, os problemas sociais aumentam cada vez mais, e é por isso que vemos e revemos estampados na mídias tantas crises, são indícios de que o capitalismo se aproxima do declínio. Os capitalistas com seus bolsos cheios de dinheiro ao desenvolver suas fábricas comprando cada vez mais máquinas, não precisam mais de tanta mão de obra e demitem os seus funcionários, que sem salário não poderão consumir, e assim os patrões não venderão o que produzem, destinando-se a falência. Percebe que o capitalismo gira em torno de um moinho que pode triturar a todos a qualquer momento?


Os Estados Unidos foi o responsável pela disseminação do capitalismo por todo o mundo, o pensamento tipicamente americano é "tempo é dinheiro", o dinheiro à qualquer custo, então não só para os americanos, mas no capitalismo em si, pobre é fracassado, é por total responsabilidade do sujeito ser pobre ou rico.


Além disso, o capitalismo tem uma concorrência desleal, sendo que o rico tende a ser cada vez mais rico, enquanto o cidadão pobre tem de trabalhar cada vez mais para no máximo manter a vida que tem, ou seja, a ideia de que o pobre pode vencer e tornar-se rico é meramente ilusória.


No capitalismo o trabalhador trabalha para outra pessoa, para uma empresa, quer dizer que o seu trabalho não lhe pertence. O trabalhador é estranho ao seu próprio trabalho, assim ele acaba perdendo a sua dignidade humana.


Na sociedade capitalista, o trabalho capitalista está organizado de uma forma que o trabalhador executa um trabalho escravo para uma outra classe social, que no caso é a dos patrões burgueses.


O capitalismo é um sistema tão comum quanto equivocado, e é de suma importância que as pessoas tomem consciência do sistema do qual vivem para saber as respostas dos tantos problemas bastando analisar o capitalismo, e isto representa um grande receio para os porcos capitalistas, que temem que um dia todos os cidadãos percebam que estão vivendo sob um regime absolutamente cruel e se revoltem contra os burgueses.


Acredito que o capitalismo é um tema que merece estar na boca de todos os brasileiros, assim como o futebol, pois a popularização é a única forma de transformar as coisas.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não sou o "dono da verdade", portanto, estarei sempre disposto a ouvi-lo(a)...