Só falta você!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O Socialismo





Bem, muito parecido com o comunismo o socialismo é também uma criação teórica de Karl Marx, onde ele acredita que para uma sociedade capitalista se tornar comunista, é necessário antes que se passe pelo socialismo, ou seja, o socialismo é o sistema de acesso para o comunismo.

Suas ideologias casam com as do comunismo como a distribuição das riquezas por todos os trabalhadores, e a transferência total ou gradual dos meios de produção, afim de eliminar a excessiva desigualdade social presente no capitalismo causadora dos males sociais. 

O socialismo permite também não só a distribuição das riquezas no campo econômico extinguindo assim os burgueses, mas no que tange o social ele preconiza a maior valorização dos fins comunitários sobre o interesse individual e a solidariedade coletiva sobre o individualismo. No político prevê a intervenção do Estado na economia, o direito de trabalho e a participação política dos cidadãos no poder.

Como vemos o socialismo é um meio eficaz de administrar uma cidade, um estado e até o país. Somente pelo fato de eliminar a desigualdade já o torna um sistema salvador. Inclusive entre os sistemas capitalista, comunista e socialista, o socialismo é o que mais simpatizo.

Infelizmente não existe nenhum modelo prático do socialismo, embora exista um país pequeno e pobre da Europa chamado Albânia, tenha de certa forma se aproximado do que é o socialismo, onde toda população trabalhava pelo próprio país e não para empresas como no capitalismo, inclusive cada habitante sem exceção tinha de trabalhar no setor de produção do país durante um tempo mínimo de três meses do ano, ou seja, todos tinham de cooperar e fazer um pouco do trabalho sujo, isto ocorria por volta da década de 70, e dizem que o país passou por transformações de lá pra cá e o socialismo de lá já não é mais o mesmo.

Enfim, provavelmente o sistema não vingou na Albânia pela razão do país ser muito pobre, e depender de outros países como a Itália para sobreviver, já no Brasil seria perfeito. Pois, o Brasil é uma terra auto-suficiente, ou seja, não depende de outros países para sobreviver, é um país independente e grande, o Brasil é uma terra de grandes oportunidades de desenvolvimento, portanto o Brasil é muito rico ao contrário do que muitos pensam, porém as riquezas do Brasil estão nas mãos dos burgueses capitalistas que vão torrar seus dólares pelo mundo inteiro.

Contudo o socialismo no Brasil é absolutamente viável e necessário. Podendo tornar-se um modelo perfeito para o mundo se espelhar.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não sou o "dono da verdade", portanto, estarei sempre disposto a ouvi-lo(a)...