Só falta você!

sábado, 1 de outubro de 2011

Os Elogios, as Críticas...



Os elogios funcionam como uma energia em nosso organismo, portanto eles são sempre bem-vindos. Sendo convertidos em aumento de inspiração, que traz consigo ganho de desempenho para o receptor.


Elogiar não é tão simples quanto possa parecer, para surtir efeito é necessário que seja verdadeiro, e todos nós somos dignos de elogios, nós sempre teremos virtudes que mereçam ser elogiadas, então saiba enxergar os valores alheios.


No outro lado da moeda está a crítica, não tem como falar de elogios sem falar em críticas. Embora ela seja confundida sempre como algo negativo, a crítica pode ser tanto negativa quanto positiva, sendo logicamente negativa se trazer apreciação desfavorável ao que é exibido, e positiva quando ocorre o contrário. Logo, quando é falado que alguém foi criticado não significa necessariamente que este seja mal criticado, de acordo com o contexto é impossível saber se a pessoa foi bem ou mal criticada. Todos nós estamos sujeitos a criticar e a sermos criticados, sendo bem ou mal. O que também acontece muito com o termo "qualidade", que geralmente é atrelado a algo que é bom, mas na verdade as qualidades se dividem em boas e ruins, um exemplo de qualidade boa é a agilidade e um exemplo de qualidade ruim é o egoísmo, ambas são qualidades, independente de serem boas ou ruins.


Inclusive, a crítica boa pode ser considerada um elogio, pois fornece ao recebedor os mesmos benefícios que o elogio traz. 


Finalizo com a mensagem de que se já sabemos a importância que um simples elogio pode representar, podemos muito bem usá-lo mais vezes para com as pessoas do nosso convívio, afinal ele alivia e é ilimitado, serve como um suavizador em todos os relacionamentos, não se esqueça de elogiar, ele é muito válido.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não sou o "dono da verdade", portanto, estarei sempre disposto a ouvi-lo(a)...