Só falta você!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Rede Globo





A quarta maior emissora de televisão do mundo, e não por acaso a Rede Globo é sinônimo de boa qualidade ao que se refere a televisão, utilizando-se do seus ótimos recursos de produção para garantir sua audiência majoritária. Até mesmo para os seus concorrentes é fácil assumir o padrão de qualidade que a Globo possui.


Bem como todas as coisas a Rede Globo não é perfeita, distante disso a emissora assumidamente já manipulou debates políticos, e até mesmo reportagens a seu favor, sendo que existem rumores de que ela até já apoiou a ditadura militar, e também de que adquiriu irregularmente grandes terrenos para a construção de suas bases. Enfim, são muitas coisas sujas que a envolvem, porém é reconhecível que a Globo está há muitos em evidência, e a desvantagem disso é que exatamente por estar no topo ela se torna alvo principal das que estão por baixo. Isto vale para quaisquer coisas, toda coisa que destaca-se mais consequentemente recebe mais críticas sendo estas justas ou não.


Particularmente posso dizer que assisto a Globo, isto porque é inegável a qualidade da maioria dos programas que compõe a sua grade. Porém, estou sempre atento para não cair nas supostas enganações que ela pode cometer de acordo com os seus próprios interesses.


Também é verdade que os telespectadores como eu que mesmo sabendo que a Globo pode estar manipulando algo, só continua assistindo-a devido a falta de opção entre os outros canais. Então, é culpa dos concorrentes que muitas vezes não produzem algo melhor do que ela. Salvo que também assisto programas de outros canais, mas as outras emissoras possuem apenas alguns bons programas isoladamente.


Para os profissionais da Globo como os jornalistas, atores e etc. Digo que se você for um jornalista é claro que o auge de sua carreira é trabalhar na Globo, assim como o ator que deseja ardentemente um contrato com a emissora, o que para ambos não só garante os melhores salários da televisão, mas também o prestígio de estar na melhor emissora do país. Tanto é que quando ocorre desses jornalistas ou atores saírem da Globo eles estão com um emprego garantido em uma das outras emissoras, quer dizer as outras emissoras contratam exclusivamente pelo fato do indivíduo ter sido da Globo, sendo que este chega na outra a peso de ouro.


Mas a minha crítica vai não somente para os "pequenos" profissionais da Globo que por exemplo numa reportagem o repórter global aceita a manipulação da mesma traindo assim os princípios jornalísticos, sobretudo os espectadores que assistem. Sem esquecer das faces ocultas da Rede Globo, ou seja, os verdadeiros "chefes" que estão por trás das câmeras, que são estes quem determinam o que deve ou não ser manipulado.


O meu conselho não é o de que deixem de assistir a Globo, até porque nem eu mesmo deixei de assistir, afinal ela têm as melhores opções da televisão brasileira. Mas o meu conselho é o de que evite assistir muita televisão, apesar deste texto eu vejo pouco, eu assisto principalmente os telejornais e programas de entrevistas. Existem outras formas de passar o tempo livre e ganhar cultura ao mesmo tempo como ler livros, isto é, estar sempre lendo não somente para praticar a leitura, mas também para saber mais sobre coisas até então novas.


Por fim, peço-lhes que tomem cuidado para não cair em uma das tramoias globais.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não sou o "dono da verdade", portanto, estarei sempre disposto a ouvi-lo(a)...