Só falta você!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Por Que Ler?





Sempre ouvimos a recomendação da leitura, não importa o que for, apenas leia! Dessa forma, um tanto quanto imponente fica difícil de se conquistar novos leitores, então entra a questão simples por que é tão importante ler?


Eu fazia tal pergunta quando me aconselhavam a leitura, alguns respondiam sucintamente: "porque é bom!", "porque é cultura!", mas ninguém soube me responder enfaticamente, e eu acabei tendo que descobrir sozinho mesmo.


Então hoje depois de alguns anos acumulados de leitura, posso responder a esta simples questão, embora também não seja tão simples a resposta é: Depende muito do que se lê, mas em geral a leitura é sempre benéfica porque durante o ato de ler pratica-se uma série de coisas tais como o vocabulário, pontuações, concordância verbal, e principalmente absorve-se novas ideias e fantasias, que estimula a nossa criatividade.


Salvo que é bem como disse, depende do que se lê. Por exemplo se você gosta de robôs, você vai procurar por ler sobre robôs, cujo material de leitura tem uma finalidade técnica, o que não deixa de ser interessante, porém é bem diferente de se ler uma obra de fantasia. Não quero pontuar dizendo o que é melhor do que o outro, pois todas as coisas assim como a leitura tratam-se de gostos. Mas o ideal é que se leia sempre coisas novas, além do que já gosta.


Por via de regra aconselho muito que leiam, torne isso um hábito diário, separe pelo menos trinta minutinhos por dia para a leitura de seja o que for, jornais, revistas, internet, este é o primeiro passo, depois de estar habituado o ideal é que se procure por livros maiores, selecionando-os de acordo com sua preferência, se você não gosta de ler poesias, então não leia um livro de poesias, vai ser chato pra você, e só vai desestimulá-lo a ler novamente. Portanto, se você ler uma coisa chata, consequentemente você não irá gostar de ler, descubra mais sobre você mesmo para ler o que realmente aprecia.


Lembrando que um livro não é um bicho de sete cabeças, se ele têm duzentos páginas, leia umas dez por dia, assim ele irá durar somente vinte dias.


Enfim, a leitura no começo é entediante, eu sei disso! Pois eu não tinha o devido conhecimento das suas vantagens, mas agora que você sabe a partir de uma opinião mais clara, com certeza vai experimentar essa esplendorosa forma de se ganhar novos conhecimentos.


Antes eu não sabia, mas agora eu melhorei muito a forma de me expressar depois de ler e com total certeza posso lhe dizer que ler vale muito a pena!

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não sou o "dono da verdade", portanto, estarei sempre disposto a ouvi-lo(a)...