Só falta você!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Ousadia





É um atrevimento ou seria um ato de coragem? Depende, em todo caso a ousadia só pode ser uma das coisas. Isto significa que se atrever é digamos ultrapassar os limites e isso se dá ao desdenhar outrem, chegar ao ponto de desprezar, ou seja, entre os mais variados adjetivos o mais claro seria o de desrespeitar, o que não faço agora! Pois minhas simples sentenças estão dispostas a fomentar novos pensamentos, sem nenhuma intenção de ser inexorável.

O segundo elemento que acompanha a ousadia é exatamente a coragem de usá-la. Sem mais, ousadia exige muita coragem, não tem como um covarde ousar, porém tem como o covarde se atrever. O indivíduo tipicamente covarde só é audacioso quando se engana, ou seja, esquece-se dos perigos e age sem pensar direito feito um ignorante, isso o torna um ousado por acidente. Mas quem sabidamente escolhe ousar, valoriza-se sem desvalorizar os outros, agindo conscientemente, e melindrosamente impondo a si os limites do respeito tanto aos discrepantes quanto aos concorrentes, precisamente o que faço agora! Ouso-te dizer o que é ousar.

Bem, após demonstrados os itens que paralelamente estão ligados ao termo ousar, digo que  ousar sem chegar a se atrever é o ideal para todos nós.

Fundamentais ao mundo, os ousados traçam as linhas da forma futura deste, é responsabilidade dos ousados a de enxergarmos os horizontes, isto porque eles ousaram direcionar os seus olhares para o horizonte. Você ainda acha que Chuck Berry não ousou tocando uma nova onda à qual era chamada de "Rock n' Roll"? Você acha que "Che" Guevara e Fidel Castro não ousaram tomar o poder de um país?

Em suma, ouso deixar a mensagem que é também um pedido: Tenha coragem e ouse sempre sem faltar com o respeito! Em outras palavras, valorize-os e valorize-se. 

7 comentários:

  1. Belas palavras!
    Gosto da maneira que você escreve. Uma opinião esclarecedora, defendendo com argumentos válidos o que você acredita ;)
    Não tenho uma opinião formada sobre ousadia rs por isso não comentarei à respeito.
    Beijoos *:

    saahandradee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi querido,

    Adorei os escritos, principalmente,"ousar sem chegar a se atrever é o ideal para todos nós".

    Penso que o mundo para ser competitivo, demanda ousadia, mas o atrevimento pode ter um ônus que pode ser até o próprio espaço. Já ouvi, várias vezes seja inovador ou tenha iniciativa nas organizações, mas a linha é tênue em relação ao espaço do outro.

    Beijos e bom feriado!

    Lu

    ResponderExcluir
  3. Retribuindo sua visita ao meu blog.
    Adorei seu espaço, suas crônicas, seu jeito de colocar as palavras.
    Sempre me considerei uma pessoa ousada, teimosa até,muitas veze me dei mal sendo assim, mas muitas vezes não. Só sei que ao morrer não poderei olhar parar trás e dizer que não aproveitei cada coisa que quis ousar, que quis buscar, e isso já é crescimento .

    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Mas que ousadia escrever esse texto...muito bem escrito por sinal. vim agradecer a visita, e acabei preso até o final da leitura !

    Abraço Anselmo, te vejo lá na blogosfera !

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente, mas como poderemos saber se é ousadia ou atrevimento?

    Em relação a investimentos, o tempo dirá em relacionamentos...as vezes Anselmo ñ houve a menor intenção de ofender mas o ofendido tomou para si a ofensa porque o chapéu serviu e o outro sequer se deu conta disso.

    A verdade sempre, doa a quem doer?


    Texto ótimo para refletir

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Ousar sem se atrever! Isso mesmo, pois o atrevido é o que "tenta" ousar sem competência ou mesmo tenta argumentar, sem argumentos!Enfim, competir com competência...
    Muito bom seu texto: centrado, bem redigido e bem direcionado.
    Beijokas doces.

    ResponderExcluir
  7. "Mas quem sabidamente escolhe ousar, valoriza-se sem desvalorizar os outros, agindo conscientemente, e melindrosamente impondo a si os limites do respeito tanto aos discrepantes quanto aos concorrentes."

    Sem mais.

    Tive conhecimento do seu blogue no grupo.

    http://escritoslisergicos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não sou o "dono da verdade", portanto, estarei sempre disposto a ouvi-lo(a)...